Foto: Vítor Silva/Botafogo
Dois dos jogadores do Botafogo, Eduardo e Tiquinho Soares, estão prestes a ver seus contratos expirarem. Ambos desempenharam papéis cruciais na temporada anterior, contribuindo para a liderança do clube no Campeonato Brasileiro por grande parte da competição. No entanto, atualmente, ambos estão indisponíveis devido a lesões, deixando o técnico Artur Jorge sem suas contribuições em campo. Eduardo, notavelmente, assumiu o papel de centroavante na ausência de Tiquinho Soares, que está lidando com uma lesão muscular na coxa.
Tiquinho assinou com o Glorioso em agosto de 2022, com seu contrato chegando ao fim em dezembro deste ano. Embora o contrato de Tiquinho Soares com o Botafogo vá apenas até dezembro deste ano, há no contrato uma cláusula de renovação automática até o final do ano que vem em caso de metas de minutos alcançadas. Para que ela seja ativada, Tiquinho precisará atuar em pelo menos 60% das partidas do clube na temporada.
Por outro lado, Eduardo, que chegou um mês antes de Tiquinho, tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2024. Sua multa rescisória está fixada em cerca de 30 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 159 milhões na taxa de câmbio atual. A partir de junho, tanto Eduardo quanto Tiquinho estarão livres para assinar pré-acordos com outros clubes.