(Foto: Vitor Silva / BFR)
Botafogo e SAF: acordo completa dois anos
Há exatos dois anos, no dia 11 de março de 2022, o Botafogo de Futebol e Regatas e John Textor finalizaram o acordo e deram partida no projeto da Sociedade Anônima do Futebol. A criação da SAF do Glorioso se deu de maneira rápida e inédita no Brasil, em um processo liderado pela gestão do presidente
Durcesio Mello.
“Nosso primeiro desafio foi trazer o Botafogo da Série B, no caso como campeões. Em seguida, nos debruçamos sobre o projeto da SAF, já que, poucos anos antes, os sócios aprovaram quase unanimemente, em assembleia geral, a criação da Botafogo S/A. O projeto previa atrair investidores profissionais para o futebol, e foi o que fizemos. A dinâmica com a SAF vai muito bem e está em permanente construção.
Vemos um futuro brilhante para a SAF Botafogo”, afirma o presidente Durcesio.
O vice-presidente do Botafogo, Vinicius Assumpção, valoriza o trabalho desempenhado pela atual diretoria para que o acordo fosse techado.
“Esta gestão focou na mudança para um modelo profissional e transparente. Este era o único caminho para termos o nosso Botafogo nos caminhos das glórias, e 11 de março é a data que marca este divisor de águas. Esta era a única alternativa que restava. Hoje podemos afirmar que fizemos a melhor SAF do Brasil. O trabalho vem sendo realizado, e temos certeza que os resultados e as conquistas virão”, afirma Vinicius Assumpção.
A data significou também o início de uma nova era para o clube social e olímpico. Após o advento da SAF, o Botafogo de Futebol e Regatas iniciou um processo de modernização, que hoje se manifesta por meio da profissionalização da gestão, com a reforma das instalações e o crescimento e fortalecimento dos esportes, que passaram de quatro para 12 modalidades.