Em uma atuação marcada por falhas e momentos de displicência, o Botafogo foi derrotado pelo Criciúma por 2 a 1 neste sábado (22). O resultado interrompeu uma sequência de nove jogos invictos do Glorioso na temporada, além de provocar uma queda na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
Com 20 pontos, o Botafogo não só perdeu a chance de retomar a liderança como caiu para a terceira posição. A 11ª rodada ainda está em andamento, e o time pode perder mais colocações até o fim dos jogos deste domingo (veja a classificação completa ao final do texto).
O Botafogo começou a partida pressionando o Criciúma e tomou a iniciativa logo nos primeiros minutos. Aos três minutos, Tiquinho Soares, após receber passe de Luiz Henrique, teve a chance de abrir o placar ao driblar o zagueiro adversário, mas finalizou para fora, sem perigo para o goleiro Gustavo.
Aos nove minutos, o Criciúma respondeu e marcou o primeiro gol. Ronald fez boa jogada, deixou Cuiabano no chão, cruzou e Barreto apareceu de trás, superando a marcação de Mateo Ponte, cabeceando firme e sem chances para o goleiro John. O gol, aplicado pela Lei do Ex, deixou o time da casa em vantagem.
O Botafogo, atrás no placar, não conseguiu reagir. Preso na forte marcação do Criciúma, o time cometeu diversos erros técnicos e não mostrou criatividade. O Criciúma ainda chegou a marcar o segundo gol, mas o VAR corrigiu a decisão do árbitro Luiz Flavio de Oliveira, anulando o gol devido a uma falta de Barreto em Gregore.
Na volta do intervalo, o técnico Artur Jorge fez três substituições para tentar mudar o rumo da partida. Aos nove minutos, Óscar Romero cobrou escanteio e Lucas Halter cabeceou com precisão, empatando a partida. Logo depois, Arthur Caíke quase colocou o Criciúma novamente na frente, mas errou a finalização.
O jogo seguiu truncado, com poucas oportunidades claras para ambas as equipes. O Botafogo teve mais posse de bola e buscou o ataque, mas acabou sofrendo o segundo gol em uma falha defensiva. Óscar Romero fez um corta-luz desnecessário no meio-campo, Claudinho avançou e encontrou Arthur Caíke livre, que finalizou entre as pernas de John aos 38 minutos.
Nos minutos finais, o Botafogo ainda tentou o empate na bola parada, mas Eduardo cabeceou por cima do gol. Allano chegou a marcar o terceiro gol para o Criciúma, mas foi anulado por impedimento. Nos acréscimos, Eduardo novamente cabeceou por cima, quase empatando a partida. Com isso, o Botafogo viu sua série invicta de nove jogos chegar ao fim.
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (26/6), quando receberá o Red Bull Bragantino, às 19h, no Estádio Nilton Santos. Em seguida, o Glorioso enfrentará o Vasco no clássico carioca, no sábado (29/6), às 19h, em São Januário.