Durante o período sem jogos da Data FIFA, o Botafogo aproveitou para esvaziar seu departamento médico. Os seis jogadores que estavam fora da equipe antes da pausa estão agora treinando com bola junto com o restante do elenco. O zagueiro Pablo foi o último a retornar.
Isso não implica que todos estejam prontos para entrar em campo nesta quarta-feira, na primeira partida da final da Taça Rio, contra o Boavista, às 19h30 no estádio Eucyr Resende. Nenhum deles, inclusive, deve ser incluído na lista de relacionados. Ainda estão passando pelo processo de transição e recuperação física.
Luiz Henrique, Jeffinho e John, que retornaram aos treinos na última sexta-feira, ainda estão em fase de recondicionamento.
Pablo e Jacob Montes ainda estão em fase de transição física e devem demorar mais para retornar aos gramados. Patrick de Paula está na fase final do processo de recuperação de uma grave lesão no joelho sofrida no início de 2023.
O lateral-direito Mateo Ponte está na etapa final de recuperação de uma lesão leve no joelho esquerdo e deve retornar aos treinos nesta quarta-feira, mas separado do elenco que viajará para Bacaxá.
O estado do gramado do estádio Eucyr Resende é crucial, pois o clube não pretende arriscar o retorno de alguns desses jogadores já na quarta-feira.
A intenção é tê-los de volta no domingo como parte do processo de recondicionamento antes da partida de estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Uma exceção é o zagueiro Pablo, que não pode participar do Cariocão por ter jogado a competição pelo Flamengo.
O Botafogo inicia sua participação na chave D da competição continental na próxima quarta-feira, dia 3, às 19h, enfrentando o Junior Barranquilla no Estádio Nilton Santos.