Foto: Reprodução
Em uma movimentação histórica, o Botafogo investiu cerca de R$ 61,6 milhões (8 milhões de euros fixos e mais 2 milhões em bônus) para contratar o lateral-direito Vitinho do Burnley, tornando-o o defensor mais caro contratado no futebol brasileiro nesta década.
O valor supera o do lateral-esquerdo Viña, que foi adquirido pelo Flamengo também em 2024. De acordo com levantamento do Espião Estatístico, que compilou todas as contratações do futebol brasileiro desde 2019, Vitinho supera até mesmo nomes históricos como Carlos Gamarra, que foi o defensor mais caro da história do Flamengo, contratado por R$ 42,5 milhões em valores corrigidos pela inflação.
O lateral de 25 anos iniciou sua carreira no Cruzeiro, mas foi vendido ainda jovem para o Cercle Brugge, da Bélgica. Na Europa, impressionou o ex-zagueiro Vicent Kompany, então técnico do Anderlecht, que o levou para o Burnley em 2022.
Em sua primeira temporada pelo clube inglês, Vitinho fez 41 jogos e ajudou a equipe a subir para a Premier League. Na última temporada, alternou momentos entre titular e reserva, mas entrou em campo 36 vezes.
Além da lateral-direita, Vitinho também pode atuar no lado esquerdo da defesa, pois tem afinidade com a perna canhota. Ele também pode jogar como ponta, posição que tem ocupado neste começo de temporada.