Foto: Vítor Silva/Botafogo
Com os dois gols na vitória sobre o Bragantino por 2 a 1 na última quarta-feira, Eduardo assumiu a vice-artilharia do Botafogo. O meia chegou a oito gols e está atrás apenas do atacante Júnior Santos, que balançou as redes 18 vezes.
O retorno ao protagonismo ajuda o jogador a deixar para trás a sequência de lesões que o atrapalhou no início do ano. Eduardo teve um problema muscular na coxa direita em maio e no tornozelo em abril – os problemas ocorreram praticamente em sequência e tiraram o jogador de combate por mais de um mês.
Ainda assim, o camisa 33 faz a diferença no Alvinegro. Dos 39 jogos do time no ano, ele entrou em campo 22 vezes e teve participação direta em 11 gols. Ele balançou as redes oito vezes e serviu os companheiros em três oportunidades.
O aproveitamento pode ser comparado ao do artilheiro Júnior Santos, que tem 18 gols em 35 jogos. Considerando o tempo que cada um leva para marcar, Júnior faz um gol a cada 142 minutos, enquanto Eduardo leva 178 – a diferença é 36 minutos.
Mesmo com o baixo número de jogos na atual temporada, Eduardo está a quatro gols de atingir sua marca mais artilheira no Botafogo. Em 2023, o “Sheik”, apelido dado pela torcida, fez 49 jogos e 12 gols.
Neste sábado, Eduardo estará mais uma vez à disposição. O duelo será justamente contra o Vasco, time que enfrentou no clássico pelo Campeonato Carioca e marcou duas vezes, na derrota por 4 a 2 na Taça Guanabara. O Botafogo entra em campo às 18h30, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.