Foto: CBF
Antes do início da partida, jogadoras do Botafogo e do São Paulo se manifestaram protestando contra a contraração do técnico do Santos, Kleiton Lima, acusado de assédio no ano passado.
A equipe feminina de futebol do Botafogo enfrentou a do São Paulo pela 5ª rodada do Brasileiro com a estreia do Leo Goulart como técnico da equipe profissional. Infelizmente, as falhas defensivas e a falta de criação de jogadas ofensivas mais eficazes acabaram sendo reflexo do placar nesse domingo, às 15h.
No primeiro tempo, até os 15 minutos, a marcação alvinegra funcionou bem, mas a equipe do São Paulo tentava, a todo momento, forçar o erro da defesa do Botafogo. Aos 16′, Mariana Santos abriu o placar para o tricolor Paulista, obrigando o Botafogo a recuar. Aos 22′, Ariel Godoi aumentou o placar para 2×0.
No final da primeira etapa, as gloriosas aumentaram o volume de jogo, mas tinham muita dificuldade em manter a posse de bola e chutar em gol, até que aos 31′, Mayara Vaz deu um belo chute de fora da área, mas a goleira do São Paulo estava atenta ao lance. Foram algumas tentativas com bola de longa distância, mas houve instabilidade na parte criativa – e isso vem sendo um problema da equipe em outros jogos também.
Na segunda etapa, a equipe do técnino Leo Goulart não conseguiu construir jogadas de ataque eficazes até, aproximadamente, os 20 minutos – inclusive, facilitava demais defensivamente, tanto que, aos 9′, Rafa Mineira marcou o terceiro para a equipe paulista.
As substituições surtiram efeito em relação às movimentações do meio de campo ao ataque e pudemos ver algumas boas trocas entre Driely e Duda Basílio, mas não foram suficientes em relação ao acerto do último passe.
O problema é que, no geral, a equipe sofreu por não conseguir trabalhar a bola fora da pressão e não teve facilidade em fazer a bola girar pelo meio de campo, em decorrência de espaços muito grandes que apareciam durante a partida, atrapalhando a criação de jogadas.
O Botafogo feminino está em 10ª colocação, com 5 pontos na competição, sendo 2 derrotas, 2 empates e 1 vitória. Agora, é virar a chave e focar no próximo adversário: Fluminense, nas Laranjeiras, no próximo dia 20. A vitória vai ser crucial para a equipe alavancar e buscar ficar entre as 8 equipes colocadas na tabela do Brasileirão.