Foto: Vitor Silva
O Botafogo confirmou seu momento mágico e atropelou o Fluminense por 1 a 0 na noite desta terça-feira (11/6) no Estádio Nilton Santos. A vitória, a quinta consecutiva sobre o rival, não só deu ao Glorioso a liderança do Campeonato Brasileiro, como também igualou o recorde da década de 1960 no histórico do Clássico Vovô.
O domínio alvinegro foi absoluto desde o apito inicial. O time pressionou o Fluminense, criando chances claras de abrir o placar. Tiquinho Soares, de volta ao time após um mês e meio, teve uma oportunidade logo no início, mas a bola desviou em Marlon e saiu rente à trave. Júnior Santos também assustou Fábio, em outra chance clara do Botafogo.
A arbitragem, porém, prejudicou o Botafogo em um lance crucial. Martinelli, com uma entrada dura em Gregore, recebeu apenas cartão amarelo. O VAR, incrivelmente, sequer recomendou a revisão do lance. A sensação de injustiça pairou no ar, mas o Botafogo não se abalou.
No segundo tempo, a pressão alvinegra continuou, e o gol saiu aos 20 minutos. Damián Suárez cobrou escanteio da direita, e Bastos, livre na área, cabeceou com categoria, marcando o único gol da partida e levando o Estádio Nilton Santos à explosão.
O Fluminense, mesmo com as entradas de Renato Augusto e Isaac, não conseguiu reagir e viu o Botafogo controlar o jogo até o apito final. O Glorioso ainda teve a chance de ampliar o placar com Júnior Santos, que desperdiçou uma oportunidade clara na cara do gol.
A vitória consolida o Botafogo como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. O time de Artur Jorge demonstra uma força impressionante, com um ataque letal e uma defesa sólida. A equipe volta a campo no próximo domingo (16/6) para enfrentar o Grêmio, em Cariacica.
Com a vitória, o Botafogo chega aos 16 pontos e assume a liderança do Brasileirão, pelo menos até o fim da oitava rodada. A torcida alvinegra está em festa, sonhando com um título que há muito tempo não conquista.