Foto: Reprodução
Jogar futebol no primeiro dia do ano é algo comum na Europa, especialmente na Inglaterra. Os clubes brasileiros, em especial os cariocas, não têm o costume de realizar partidas nessa data. No entanto, ao longo de mais de um século de história, já ocorreram jogos envolvendo as quatro maiores equipes do Rio de Janeiro horas após a virada do ano, inclusive confrontos decisivos.
O Botafogo é o time que mais vezes entrou em campo em 1º de janeiro, com quatro oportunidades. Em 1928, durante uma excursão em Pernambuco, a equipe venceu o Sport por 5 a 1. Em 1939, em partida válida pelo Campeonato Carioca da edição anterior, o Botafogo goleou o Madureira por 11 a 3. Em 1946, durante uma excursão no Peru, o time acabou derrotado por 5 a 0 pelo Deportivo Municipal. Já em 1958, disputando um torneio na Costa Rica, o Alvinegro perdeu para o Huracán, da Argentina, por 2 a 0.
O Flamengo também jogou em quatro ocasiões no primeiro dia do ano. Em 1916, durante sua primeira excursão ao Pará, empatou em 1 a 1 com a seleção local. Dois anos depois, na última rodada do Campeonato Carioca, empatou em 1 a 1 com o América. Em 1935, foi derrotado por 6 a 2 pelo Bonsucesso em amistoso realizado em Teixeira de Castro. No ano seguinte, venceu o Coritiba por 3 a 2, também durante uma excursão fora do Rio.
Fluminense e Vasco da Gama jogaram futebol apenas uma vez no Ano Novo. Em 1949, o Fluminense disputou um amistoso em Fortaleza contra o Ferroviário (CE), perdendo por 2 a 0. Já o Vasco, em 1954, empatou em 1 a 1 com o América, no Maracanã, em busca do título do Campeonato Carioca.
Fonte: Super Rádio Tupi.