Foto: Reprodução
O Botafogo vive a reta final da temporada 2024 e conta com o retorno do lateral-direito Rafael. Afastado dos gramados há um bom tempo, o jogador está em transição do departamento médico para o físico.
Rafael se recupera de uma lesão no joelho, sofrida em abril. Atualmente, ele foca em fisioterapia e musculação para recuperar a massa muscular perdida. Em breve, iniciará o trabalho em separado no campo e, posteriormente, treinará com bola.
O departamento médico do Botafogo tem sido cauteloso com a situação do jogador, devido ao seu histórico de lesões. Nos últimos 14 meses, ele atuou apenas em três partidas. Em julho de 2023, rompeu o tendão patelar e, após meses de tratamento, retornou em março de 2024. No entanto, sofreu uma fratura na patela do mesmo joelho semanas depois.
Em maio, Rafael passou por uma cirurgia para reparar o osso. A expectativa de recuperação era de pouco mais de um mês, mas o processo foi retardado para evitar novos problemas.
O contrato do lateral expira no final do ano e ele já anunciou sua aposentadoria. O objetivo é que Rafael retorne às condições para ao menos se despedir dos gramados com uma partida.
Apesar de estar fora do campo, Rafael mantém um papel importante no vestiário do Botafogo. Líder do elenco, ele é querido por todo o grupo. Em quatro temporadas, o defensor disputou 39 partidas.