Foto: Reprodução
O atacante Luiz Henrique, do Botafogo, foi escolhido como o Rei da América 2024, prêmio oferecido pelo jornal “El País”, do Uruguai. Com 128 votos, o camisa 7 venceu a eleição que contou com a participação de 244 jornalistas esportivos de todo o continente. Savarino, da Venezuela, ficou em segundo lugar, seguido por Juanfer Quintero (Racing), Thiago Almada (Botafogo), Leo Fernández (Peñarol) e Lionel Messi (Inter Miami).
Luiz Henrique já tinha sido premiado como o melhor jogador da Libertadores pela Conmebol, melhores atacante e craque do Brasileirão, e foi indicado para o Bola de Prata da ESPN. Além disso, outros jogadores do Botafogo tiveram destaque na votação, incluindo Igor Jesus, Júnior Santos, Alexander Barboza e Marlon Freitas.
Valorizado, Luiz Henrique despertou interesse da Fiorentina, mas o Botafogo recusou a oferta por considerar o valor abaixo do esperado.
Também do Botafogo, o treinador português Artur Jorge foi eleito o melhor técnico da América, com 118 votos. Ele superou Gustavo Costas (Racing) e Lionel Scaloni (seleção argentina). Artur Jorge está próximo de deixar o clube após aceitar uma proposta do Al-Rayyan, do Catar.
A premiação reconhece o talento e o trabalho de destaque de Luiz Henrique e Artur Jorge, reforçando o sucesso do Botafogo no cenário esportivo em 2024.