Foto: Vitor Silva
Após um início turbulento com duas derrotas consecutivas, o Glorioso está em ascensão na Conmebol Libertadores e está próximo de garantir sua vaga nas oitavas de final na quinta rodada, na próxima semana. Com a vitória por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, com gols de Hugo e Júnior Santos, o Botafogo ultrapassou a LDU na tabela de classificação.
Atualmente, o líder do Grupo D é o Junior Barranquilla, da Colômbia, que também possui 6 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols, critério de desempate na competição continental. Assim, o Botafogo assumiu a segunda posição.
O Universitario do Peru ocupa o terceiro lugar com 5 pontos, enquanto a LDU amarga a última posição com 4 pontos. Este é um dos grupos mais disputados da competição, onde a equipe na lanterna pode assumir a liderança de uma rodada para outra.
Mas qual é a receita para o Botafogo garantir sua classificação já na próxima quinta-feira (16)? A combinação é simples: na terça-feira (14), a LDU enfrenta o Junior Barranquilla e precisa evitar a vitória no Estádio Casablanca; um empate ou derrota dos equatorianos favorece o Glorioso. Em outras palavras, o Botafogo entrará em campo, em Lima, no Peru, já ciente de suas chances de avançar às oitavas neste dia. Contra o Universitario, qualquer vitória, por qualquer placar, assegurará a classificação do clube, desde que o resultado na terça-feira seja favorável.
Para ilustrar a trajetória, o primeiro confronto entre brasileiros e peruanos, no Nilton Santos, marcou o início da recuperação do Botafogo, que venceu por 3 a 1, com dois gols de Eduardo e um de Luiz Henrique. Enquanto isso, o jogo na Colômbia entre LDU e Junior Barranquilla terminou em empate por 1 a 1.