Foto: Reprodução
Em um acontecimento incomum, a Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro garantiu a realização simultânea das partidas Botafogo x São Paulo, no Estádio Nilton Santos, e Fluminense x Atlético-MG, no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores, ambas programadas para o dia 18 de setembro (quarta-feira).
A PM destacou sua “expertise de décadas” na segurança de eventos esportivos e apresentou um plano de policiamento para garantir a segurança das delegações, equipes de arbitragem e torcidas organizadas, com o auxílio de unidades especializadas como o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe).
Além do Bepe, participarão do esquema de segurança o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e as equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM).
O monitoramento aéreo será feito pelo Grupamento Aeromóvel (GAM) com aeronaves e drones, enquanto o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) reforçará a presença policial nas estações de trem e metrô próximas aos estádios. Os batalhões das áreas onde as partidas serão realizadas também contarão com reforço de efetivo e intensificarão o policiamento.
A PM ressaltou que o Rio de Janeiro tem experiência em receber jogos de grandes times no mesmo dia, incluindo clássicos com torcidas divididas, sempre com garantia de segurança.