Foto: Reprodução
O clássico entre Botafogo e Fluminense mal começou e o clima já era de polêmica. Aos 10 minutos do primeiro tempo, uma entrada dura de Martinelli em Gregore gerou revolta no Estádio Nilton Santos. O volante do Botafogo levou uma joelhada forte do atacante do Fluminense e precisou de atendimento médico em campo. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza, no entanto, se contentou em mostrar apenas o cartão amarelo para Martinelli.
O VAR, Rodrigo D’Alonso Ferreira, também não recomendou a revisão do lance, o que deixou a torcida alvinegra indignada. Para muitos, a entrada de Martinelli, com a sola da chuteira de cima para baixo, atingindo em cheio o tornozelo de Gregore, merecia um cartão vermelho direto.
O lance gerou uma série de reclamações por parte dos jogadores do Botafogo e da comissão técnica. O auxiliar João Cardoso, em especial, protestou veementemente contra a decisão do árbitro e acabou sendo punido com um cartão amarelo, que se transformou em vermelho após novas reclamações.
A torcida do Botafogo, que já vinha reclamando da arbitragem em outros jogos, se revoltou com a situação. O lance, considerado por muitos como um clássico de expulsão, deixou um gosto amargo no início da partida.