Foto: Reprodução
O empresário americano John Textor, controlador da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, respondeu às críticas do vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, sobre a arbitragem da partida do último sábado em Brasília. Brum havia questionado Textor, citando relatórios da “Good Game!” que apontam indícios de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2023.
Em uma publicação nas redes sociais, Textor esclareceu: “Minhas preocupações têm se concentrado na manipulação de jogos por meio do desempenho abaixo do esperado dos jogadores. Também pedi especificamente a investigação de um número incomum de árbitros que cometeram erros óbvios em jogos que acreditamos terem sido manipulados.”
Textor destacou a importância da responsabilização e expressou a esperança de que Brum apoie os esforços para combater a manipulação de partidas. “Quando você se acalmar, também apoie nossos esforços para combater a manipulação de partidas – e que você entenda a diferença entre minha cruzada contra a manipulação de partidas e seu discurso emocional sobre erros honestos de árbitros”, escreveu.
Sobre a partida contra o Grêmio, Textor afirmou: “Acredito que deveríamos ter jogado melhor, para ganhar os três pontos, e também acredito, como nossa tecnologia demonstra, que deveríamos ter recebido um pênalti como resultado da falta em Tiquinho Soares.”
Brum havia criticado Textor e o lateral-direito Vitinho, do Botafogo, atingido por Monsalve no lance que gerou a expulsão do jogador gremista. O dirigente também reclamou da não expulsão de Bastos por uma falta no primeiro tempo.
O Botafogo empatou por 1 a 1 com o Grêmio no sábado, permanecendo na primeira posição do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos.